INFORMAÇÕES LEGAIS 

Informações Legais Credi Nissan 

TERMOS DE USO

POLITICA DE PRIVACIDADE

A política de privacidade aqui exposta foi atualizada em 22/10/2014, ficando resguardado o direito da CrediNissan de alterá-la quando necessário sem qualquer aviso prévio. Para a sua segurança, a data da última alteração desta política será sempre informada, facilitando a identificação de quando foram realizadas as últimas mudanças. 

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Você também tem importante participação na proteção de sua privacidade. Recomendamos expressamente que você não divulgue sua senha para ninguém, seja por telefone, por e-mail ou qualquer outro meio. A Credi Nissan  não se responsabiliza pelos danos causados pelo descumprimento de tais recomendações.
Se você for menor de idade, peça a permissão de seus pais ou responsáveis antes de divulgar quaisquer informações suas para qualquer pessoa na Internet.  Informações pessoais podem ser solicitadas em alguns locais deste website para verificar sua identidade, assegurar sua navegação em áreas de acesso restrito e garantir sua participação em promoções e concursos, entre outros.
 
Toda informação fornecida por você será mantida em sigilo e será utilizada apenas para melhorar nossos serviços e produtos e estreitar nosso relacionamento, sem que os seus dados jamais sejam expostos a terceiros.   

COLETA DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

A Credi Nissan coleta somente suas informações quando você as fornece direta e conscientemente. A Credi Nissan utiliza as informações que você fornece para os seguintes propósitos: (i) atender ao fim para o qual você forneceu a informação; (ii) ampliar nossas ofertas de comercialização e divulgar produtos e serviços que podem ser de seu interesse; (iii) personalizar e melhorar cada vez mais nossos produtos e serviços.
 
 
A utilização de seu cadastro por outra pessoa, com a sua ciência e/ou anuência, é vedada em qualquer situação, salvo expressamente autorizado pela Credi Nissan. Caso seja identificado o acesso por terceiros, com a sua ciência e/ou anuência, a Credi Nissan isenta-se de quaisquer responsabilidades decorrentes do uso indevido e da solicitação de serviços ou produtos registrados em seu cadastro, sendo tal conduta de exclusiva e inteira responsabilidade do usuário.
 
Ressalta-se, também, que a utilização indevida de seu cadastro por terceiros, com a sua ciência e/ou anuência, pode constituir crime de falsa identidade, na forma do artigo 307 do Código Penal, a ser apurado perante os competentes órgãos administrativos e judiciais, que poderão, em certos casos, ter acesso a todos os documentos e dados relativos ao cadastro utilizado indevidamente.
 
Toda informação pessoal cadastrada neste website será utilizada para melhorar os serviços que a Credi Nissan lhe oferece e tentar atender suas necessidades e expectativas. Essas informações (nome, endereço, e-mail, CPF etc.) serão armazenadas de modo seguro e mantidas em sigilo e jamais divulgadas sem a sua prévia autorização, salvo quando exigido por Lei ou determinação judicial.
 
Para sua segurança, é importante ressaltar que em nenhum momento solicitamos informações, tais como número de Cartão de Crédito, Conta e senha Bancária e nem enviamos comunicação solicitando esse tipo de dado pelo website. Caso você receba qualquer contato em nome da Credi Nissan solicitando tais dados e informações, em hipótese alguma passe tais informações sem antes confirmar a veracidade da mensagem, entrando em contato diretamente com os meios de comunicação oficialmente indicados neste website.
 
 

WEB DE TERCEIROS

Durante sua visita em nosso website, você poderá encontrar links para websites de terceiros. A Credi Nissan, no entanto, não se responsabiliza pelas políticas de privacidade, segurança e conteúdo de tais websites, não podendo ser responsabilizada por eventuais perdas e danos sofridos em razão da utilização de referidos links ou frames. Ainda neste contexto, links para websites que não sejam os da Credi Nissan não significam que a Credi Nissan endosse ou aceite qualquer responsabilidade pelo conteúdo ou utilização daquele website. Recomendamos que você leia a Política de Privacidade de qualquer website antes de iniciar a navegação.
 
O envio de algumas informações pessoais registradas neste website se dá pela Internet Pública. Em todos os pontos de captação de dados do website procuramos manter o alerta para que nenhum dado venha a trafegar em um ambiente não seguro sem conhecimento prévio do usuário.
 

PRECAUÇÕES

Orientamos o usuário a tomar as precauções necessárias para garantir a segurança de seu computador, como a utilização de programas antivírus ou outros itens de proteção.    Os sistemas utilizados por nosso site não afetam a configuração original dos computadores que o acessam. Nossos servidores são projetados para fornecer um alto nível de segurança. Todos os seus dados estão protegidos em nossos bancos de dados, o que mantêm sigilo absoluto das informações, assegurando sua total privacidade. Verifique abaixo as medidas de proteção utilizadas pela Credi Nissan para proteger suas informações e sua privacidade.

CRIPTOGRAFIA

As páginas onde são coletadas suas informações pessoais possuem uma tecnologia (Secure Socket Layer - SSL) que permite a criptografia e proporciona maior segurança na coleta dos seus dados.
 
É possível saber quando suas informações são criptografadas pela visualização da figura de um cadeado fechado ou de uma chave inteira na parte inferior ou superior da janela do navegador. Qualquer acesso a este website deve, necessariamente, ser feito por um navegador que suporte criptografia do tipo SSL (Secure Socket Layer) de 128-bit.

OUTRAS MEDIDAS DE SEGURANÇA

Cabe ao usuário tomar as devidas precauções para garantir a segurança de seu computador, como a instalação de programas antivírus e/ou outros itens de proteção. Os sistemas utilizados neste website em nada afetam a configuração original dos computadores de seus usuários. Recomendamos que nossos usuários usem apenas programas legalizados e atualizem seus antivírus com regularidade.
 
Além das medidas de segurança acima mencionadas, após 20 minutos de inatividade no website, o sistema automaticamente cancelará a navegação em andamento. Assim, procura-se evitar que terceiros não autorizados tenham acesso às informações dos usuários, caso o usuário se ausente por muito tempo de seu computador.

ACESSO ÀS INFORMAÇÕES

A Credi Nissan está sempre comprometida em apresentar novas soluções que aumentem o valor de seus produtos e serviços para oferecer a você oportunidades especiais de comercialização, tais como incentivos e promoções.
 
Para tal finalidade, suas informações podem ser compartilhadas com alguns de nossos parceiros comerciais, tais como Concessionárias do grupo Nissan. Informações estatísticas e sem identificação também poderão ser compartilhadas com parceiros comerciais. Caso você não deseje que suas informações sejam compartilhadas com nossos parceiros comerciais, comunique-nos sobre tal fato para que não haja qualquer compartilhamento de informações. A ausência de solicitação expressa para que seus dados não sejam compartilhados com nossos parceiros comerciais será interpretada como concordância tácita, não podendo ser posteriormente reclamada.
 
Ressalta-se, contudo, que a escolha pelo não compartilhamento das informações impedirá nossos parceiros comerciais de lhe ofertar propostas exclusivas e direcionadas especialmente ao seu perfil, evitando, assim, seu conhecimento acerca de eventuais condições comerciais especiais que poderiam lhe ser vantajosas e que não poderão ser futuramente exigidas.
 
Os empregados, fornecedores e parceiros comerciais com os quais trabalhamos, que possuem acesso às informações pessoais dos usuários, também obedecem a esta Política de Privacidade e, em caso de violação das práticas aqui descritas, estarão sujeitos às penalidades prescritas na legislação cívil e criminal.
 
No momento do cadastro dos seus dados, você poderá indicar se deseja receber informações da Credi Nissan e das demais empresas do grupo Nissan. Você só receberá e-mails e comunicações com informações institucionais, ofertas e promoções se selecionar esta opção no cadastro. Caso não queira receber mais informações da Credi Nissan, você poderá selecionar esta opção diretamente em nossas comunicações.
 
Com exceção dos casos aqui previstos, suas informações pessoais fornecidas neste website jamais serão cedidas, vendidas ou alugadas a terceiros. 

O QUE SÃO COOKIES E PARA QUE SÃO USADOS?

Conforme práticas normais de uso na Internet, algumas vezes o website da Credi Nissan pode utilizar a tecnologia de "cookies" para obter informações mercadológicas de segmentação de audiência ou personalizar o website de acordo com o perfil do cliente. O "cookie" não é capaz de fornecer nenhuma informação pessoal ou qualquer maneira de contato com o usuário, além de não estar acessível ao "cookie" qualquer informação contida no computador no qual foi instalado.
 
Caso você deseje apagar os cookies instalados em seu computador, verifique a viabilidade dessa operação diretamente com o suporte técnico de seu navegador, salientando-se que cada navegador possui um comando específico para tanto.

POLITÍCA INSTITUCIONAL DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES E USUÁRIOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

1. DO OBJETIVO E DAS DIRETRIZES INSTITUCIONAIS:

1.1. Esta Política, doravante denominada simplesmente “POLÍTICA DE RELACIONAMENTO”, reflete os valores e a cultura do Banco RCI Brasil S.A (“RCI”), os quais estão alinhados aos valores e cultura do Banco Santander (Brasil) S.A., (Líder do Conglomerado) , no relacionamento com seus clientes e usuários e tem por objetivo fundamental definir premissas, consolidar diretrizes, solidificar objetivos estratégicos e valores organizacionais, bem como promover e fomentar a cultura institucional que estimule relacionamentos colaborativos, justos, respeitosos e equilibrados.

1.2. Além disso, a presente POLÍTICA DE RELACIONAMENTO tem por escopo atribuir, nos relacionamentos com os clientes e usuários, a adoção de comportamentos apropriados e princípios claros e inegociáveis.

1.3. Para o RCI, o tratamento justo, leal e respeitoso a clientes e usuários constitui um elemento estratégico e incorporado à cultura corporativa. O cliente e o usuário devem ser o centro do negócio, o que resultará em clientes mais vinculados, leais e que confiam na organização.

1.4. Os clientes e usuários têm o direito de serem tratados com respeito e de forma justa, com padrões éticos elevados, utilizando uma linguagem clara, que inclua a não discriminação, bem como assegurado que as solicitações, gestões, esforços, incidentes ou reivindicações interpostas por eles sejam resolvidas com a máxima rapidez, diligência e eficiência.

1.5. Portanto, é missão e dever de todos os funcionários e colaboradores do RCI atuar, no relacionamento com clientes e usuários, de maneira honesta, imparcial e profissional ao longo das três fases definidas do processo de relacionamento (pré-contratação, contratação e pós-contratação).

1.6. Nesse contexto, todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviços do RCI e, em especial, aqueles da linha de frente que tenham relação direta com o cliente ou usuário, deverão conduzir suas atividades observando as diretrizes e premissas constantes desta POLÍTICA DE RELACIONAMENTO e os princípios da ética, responsabilidade, transparência, diligência, imparcialidade, igualdade, celeridade, razoabilidade e integridade.

 

2. DO DESENHO E DA CONCEPÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS:

2.1. Um objetivo fundamental para o RCI, como instituição responsável socialmente, consiste em realizar uma avaliação correta do desenho e da concepção dos produtos e serviços financeiros que oferece, a fim de assegurar permanentemente a sua adaptação de acordo com o perfil do cliente e com a legislação e os normativos vigentes.

2.2. As áreas responsáveis pelo desenho e pela concepção de produtos e serviços, previstas no procedimento de novos produtos, deverão assegurar que os produtos e serviços oferecidos aos clientes em função da avaliação de suas características e necessidades seguem os princípios de definição de público-alvo.

2.3. Para uma atuação correta, específica e efetiva na implantação do conceito da visão cliente, o RCI possui um procedimento por escrito, denominado procedimento de novos produtos onde detalha as condutas apropriadas, os responsáveis, os princípios norteadores de suas atuações e o cumprimento dos requisitos regulatórios aplicáveis os quais estão alinhados ao “Marco Corporativo de Comercialização de Produtos e Serviços e de  Proteção ao Consumidor” do Líder do Conglomerado. 

 

3. DA COMUNICAÇÃO E DAS OFERTAS:

3.1. O RCI e todos os seus colaboradores devem assegurar que, durante todo o ciclo da relação com os clientes e usuários, as comunicações sobre os produtos e serviços sejam feitas com transparência e clareza, independente do momento em que são realizadas.

3.2. Todas as áreas de primeira linha de atuação encarregadas de trabalhar e desenvolver a comunicação e marketing com os clientes e usuários e aquelas suscetíveis à relacionamento com esse público, principalmente as equipes comerciais, deverão basear suas relações nos princípios de transparência e comunicação adequada com os clientes.

3.3. A informação fornecida aos clientes e usuários deve ser clara, precisa, suficiente e oportuna, sendo vedada a informação que leve a falsas expectativas e a indução ao erro quanto ao produto ou serviço. Também deve ser expressa em linguagem simples e apresentada em um formato claro.

3.4. As informações devem ser colocadas à disposição dos clientes e usuários com tempo suficiente para que possa analisá-las antes de tomar decisões de contratação. Os clientes e usuários devem receber a informação mais atualizada nos momentos em que a informação é mais útil para eles, ou seja, a informação correta no momento adequado.

 

4. DAS FORMALIZAÇÕES:

4.1. Toda a contratação, seja de um produto ou um serviço, deve ser devidamente formalizada, nos termos da legislação e normativos vigentes e de acordo com as regras internas do RCI e no que aplicável em razão de alguns procedimentos comuns do SANTANDER.

4.2. É expressamente vedada a contratação de qualquer produto ou serviço sem a anuência do cliente.

4.3. Assim como no tópico anterior, é vedada a prática de condicionar um produto ou serviço a outro produto ou serviço (venda casada).

4.4. É necessário manter o registro adequado de todos os serviços e produtos contratados com o cliente, em mídia durável e dentro dos prazos exigidos legalmente ou necessários para exercer, de maneira adequada, os direitos ou o cumprimento das obrigações do RCI perante seus clientes, às autoridades competentes ou terceiros devidamente legitimados, independentemente da sua natureza ou volume, para que seu acesso e recuperação sejam possibilitados com agilidade.

 

5. DAS INFORMAÇÕES E DO ATENDIMENTO:

5.1. Em qualquer das três fases definidas do processo de relacionamento (pré-contratação, contratação e pós-contratação) as informações repassadas aos clientes devem ser claras, completas e uteis, reforçando os aspectos que são considerados de interesse associados à própria contratação, mudanças nos termos e condições de um produto ou serviço financeiro etc.

5.2. Além de ser claro e preciso, todo e qualquer atendimento às demandas de clientes deve ser sempre tempestivo e de maneira completa, respeitando a legislação e normas vigentes.

 

6. DO SISTEMA DE INCENTIVO:

6.1. O sistema de incentivos, voltado a reconhecer o desempenho de funcionários, bem como o modelo de governança comercial do RCI, prevê:

Oferta de produtos de acordo com perfil do cliente;

Metodologia de metas ajustada e priorizada aos modelos de propensão e perfil de cliente;

6.2. Ficam elegíveis ao pagamento de remuneração variável, somente aqueles que atingirem os critérios de qualidade, formalização, cumprimento de itens regulatórios e satisfação do cliente.

6.3. As alterações sobre os incentivos pagos para comercialização de produtos, são realizadas mediante aprovação de executivos sêniores específicos, que devem assegurar a adequação dessas regras e dos princípios de transparência e ética, proporcionando a convergência de interesses com as necessidades dos clientes.

 

7. DAS RECLAMAÇÕES:

7.1. Uma proteção adequada ao cliente e usuário deve incluir critérios de atendimento e de resolução de suas preocupações, manifestações ou reclamações. Assim, é dever de todos facilitar o acesso e informar o procedimento para a apresentação de reclamações sem estabelecer limitações ou adotar medidas que impeçam ou dificultem o direito do cliente de reclamar.

7.2. Para o melhor e mais adequado tratamento desses casos, o RCI, utiliza além de seus processos  próprios,  a estrutura do Líder do Conglomerado , que possui um procedimento por escrito, detalhando as condutas apropriadas, a dinâmica no tratamento das manifestações,  os seus respectivos registros e processos de análises de causa-raiz, os responsáveis, os princípios balizadores de suas atuações e o cumprimento dos requisitos regulatórios aplicáveis, denominado “Procedimento Corporativo de Gestão de Reclamações”.

 

8. DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

8.1. O RCI deve dispor de programas com informação objetiva sobre os produtos financeiros e seus riscos aos clientes, com o objetivo de minimizar a assimetria de informação e ser adicional às ações de orientação já existentes.

8.2. Os programas de Educação Financeira, respeitarão os seguintes critérios:

(i)imparcialidade: as iniciativas de educação financeira não serão utilizadas como ações de marketing ou publicidade com fins comerciais. Nesse sentido, o direito do consumidor de estar informado de maneira justa e transparente deve ser prioritário.

(ii)exatidão: as iniciativas de educação financeira fornecerão informações transparentes, claras, verdadeiras, precisas, completas, atualizadas e livres de qualquer tendência ou preconceito em relação aos temas sobre os quais falem.

(iii)transparência: a linguagem das iniciativas de educação financeira será simples, pedagógica e adequada às características do público-alvo ao qual é dirigida. Da mesma forma, a referida linguagem será adaptada às particularidades de grupos de população com necessidades específicas.

 

9. DA EXTINÇÃO DA RELAÇÃO CONTRATUAL, da portabilidade e liquidação antecipada:

9.1. Todos os funcionários e colaboradores do RCI devem respeitar a decisão do cliente de transferir o relacionamento para outra instituição ou de extinguir a relação contratual, observadas sempre as regras do produto ou serviço e os normativos legais.

9.2. Assim, todos devem garantir que não existam barreiras para realização de transferência de relacionamento, liquidações antecipadas de dívidas e obrigações, cancelamentos ou desistências da contratação de produtos ou serviços, se for o caso, e que os preços, custos e outras consequências dessas decisões para o cliente estejam devidamente justificados, são proporcionais e foram comunicados com clareza e transparência.

 

10. DA GOVERNANÇA:

10.1. O desenvolvimento adequado da POLÍTICA DE RELACIONAMENTO, seja em termos de tomada de decisões, de gestão em geral ou de supervisão e controle, exige uma estrutura de governança interna que garanta o cumprimento e a efetividade da POLÍTICA DE RELACIONAMENTO e a participação e o envolvimento necessário de todos os empregados, colaboradores e prestadores de serviços do RCI.

10.2. Assim, para uma governança adequada da POLÍTICA DE RELACIONAMENTO e, com o escopo de verificar, promover, supervisionar e assegurar a sua coerência e implementação, monitorar o seu cumprimento, avaliar a sua efetividade e identificar e corrigir eventuais deficiências, serão empregadas as seguintes ferramentas e adotadas as práticas a seguir, não excluindo outras que possam ser eleitas:

Avaliação dos normativos de reguladores e supervisores em matéria de defesa do consumidor e relacionamento com clientes e seus respectivos impactos;

Realização de auditorias relacionadas ao assunto tratado nesta POLÍTICA DE RELACIONAMENTO;
Análise constante dos instrumentos contratuais e dos materiais comercial e publicitário utilizados;
Verificação ininterrupta de adesão ao Código de conduta do RCI, o qual está alinhado aos princípios do Código de Conduta Ética do Líder do Conglomerado;
Avaliação dos indicadores de queixas, reclamações e outro tipo de “feedback de cliente” e análise da causa raiz dos temas ofensores;
Estudo dos indicadores que permitam avaliar e supervisionar a relação efetiva entre o RCI e seus clientes e usuários.

10.3. Não obstante todas ferramentas e práticas descritas acima, todo o mecanismo de acompanhamento e de controle será submetido a testes rígidos e periódicos pela área de Auditoria Interna do Líder do conglomerado financeiro da qual o RCI faz parte.

10.4. Para assegurar o real e efetivo cumprimento dos procedimentos e diretrizes desta POLÍTICA DE RELACIONAMENTO, são nomeadas as seguintes áreas, considerando o conceito de linhas de atuação:

10.4.1. Área comercial e Canais de Atendimento: atuará diretamente com os clientes e usuários, garantindo o real cumprimento desta POLÍTÍCA DE RELACIONAMENTO.

10.4.2. Área de Gestão de Clientes e Operações atuará também diretamente com os clientes e usuários e com as demais áreas internas do RCI. Será, ainda, principal responsável nos seus respectivos âmbitos de competência, incluindo a titularidade da POLÍTICA DE RELACIONAMENTO.

10.4.3. Área de Controles Internos: atuará como segunda linha de atuação. Será responsável por avaliações periódicas da aplicação da POLÍTICA DE RELACIONAMENTO e o seu efetivo e correto cumprimento das condutas e normas por todos os envolvidos.

10.4.4. Auditoria: como última linha de atuação, desempenhará papel fundamental para assegurar a consistência de rotinas e procedimentos operacionais afetos à POLÍTICA DE RELACIONAMENTO e avaliar a eficiência e efetividade dos mecanismos de acompanhamento e controle, realizando testes periódicos.

 

11. DO PROGRAMA DE TREINAMENTO:

11.1. Todos os empregados e prestadores de serviços do RCI que desempenhem atividades afetas ao relacionamento com clientes e usuários deverão ser capacitados, por meio de um programa de treinamento específico.

 

12. DO ÂMBITO DA APLICAÇÃO

12.1. A POLÍTICA DE RELACIONAMENTO é aplicável ao Banco RCI Brasil S.A. e foi devidamente aprovada em seu Conselho de Administração.

12.2. A presente POLÍTICA DE RELACIONAMENTO está aderente a Política do Líder do Conglomerado Financeiro (Banco Santander (Brasil) S.A. aprovada, também, pelo seu respectivo Conselho de Administração.

 

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

13.1. As normas e políticas vigentes na data de entrada em vigor da presente POLÍTICA DE RELACIONAMENTO foram adaptadas aos seus termos, no que foi aplicável e necessário. Nenhuma outra política ou manual interno do RCI poderá ser conflitante com a presente POLÍTICA DE RELACIONAMENTO, também no que for aplicável.

13.2. O conteúdo da POLÍTICA DE RELACIONAMENTO será objeto de avaliação e revisão periódica e contínua, com a realização das mudanças ou modificações consideradas necessários e convenientes. Não obstante a revisão periódica, quando identificada a necessidade de alteração pontual, a POLÍTICA DE RELACIONAMENTO será imediatamente modificada. O conteúdo também deverá acompanhar as diretrizes da POLÍTICA DE RELACIONAMENTO do Líder do Conglomerado

13.3. A presente POLÍTICA DE RELACIONAMENTO será publicada na intranet e será objeto de divulgação.

13.4. Esta POLÍTICA DE RELACIONAMENTO entrará em vigor no dia seguinte à data de sua publicação.

13.5. A elaboração desta POLÍTICA DE RELACIONAMENTO e eventuais alterações são de responsabilidades da Área de Clientes e Operações.

 

Banco RCI Brasil é detentor do direito de uso da marca Credi Nissan